Ciência e Tecnologia

Técnico acolhe projeto que quer aumentar a resiliência das cidades costeiras às alterações climáticas

O Projeto SCORE reuniu duas dezenas de parceiros, no campus do Taguspark do Instituto Superior Técnico.

O campus Taguspark do Instituto Superior Técnico reuniu, no passado dia 30 de novembro, 25 membros do projeto SCORE (Smart Control of the Climate Resilience in European Coastal Cities). O projeto tem como missão aumentar a resiliência das cidades costeiras às alterações climáticas, através da aplicação de soluções inovadoras. Em Portugal, aplica-se à cidade de Oeiras, um dos “laboratórios vivos”, no qual se pretende criar uma comunidade de ação climática inclusiva através do envolvimento ativo dos cidadãos. Investigadores do Instituto Superior Técnico asseguram a capacitação técnica da avaliação do risco associado a eventos climáticos extremos no município. “Tentamos adequar as qualificações técnicas da equipa do Técnico aos riscos que o projeto SCORE pretende equacionar tendo em conta a área em estudo”, aprofunda Maria Manuela Portela, professora do Instituto Superior Técnico e responsável pela participação do Técnico no projeto.

SCORE é um projeto europeu financiado pelo Horizonte 2020, com a duração de quatro anos (até julho de 2025), que conta com 28 parceiros de 12 países e um orçamento total de cerca de 10 milhões de euros.

Ao longo do workshop, realizado nass instalações do Técnico em Oeiras, foram analisadas soluções baseadas na Natureza (SbN), bem como o seu contributo para o aumento da resiliência de territórios com riscos associados às alterações climáticas, concretamente, no que se refere ao Município de Oeiras, o risco de cheia no Eixo Verde e Azul (EVA) ao longo do rio Jamor. Para além da empresa Environment and Management (ENT), participaram na discussão elementos do Técnico,  do Município de Oeiras e de escolas, incluindo universidades, e de cidadãos.