Experimenta-te: campus Taguspark ministra cursos de tecnologia a jovens

No âmbito do projeto Experimenta-te, o campus Taguspark tem ministrado, aos sábados, dois cursos, um de Smart City e outro de Criação de Jogos, a jovens dos 13 aos 18 anos. A iniciativa é do Oeiras Valley que pretende promover uma juventude ativa e despertar, nos jovens, o interesse e a vocação para as mais variadas áreas.

No curso Smart City, os alunos são desafiados a criar uma cidade inteligente, a partir de conceitos de eletrónica, programação e modelação 3D. Utilizam a modelação e impressão 3D para construir a cidade que será automatizada, monitorizada e gerida através de estruturas, sensores e atuadores.

Já no curso Criação de Jogos, os alunos desenvolvem, em grupo, um conceito de jogo, levando em conta o público alvo, a experiência pretendida e os mecanismos principais dos jogos. Com o conceito definido, o jogo é implementado usando o motor de jogo Unity. Na última fase, os jogos passam por testes de verificação dos objetivos e possíveis ajustes para a apresentação final.

O final dos cursos está previsto para domingo, 6 de fevereiro, com uma cerimónia de apresentação dos trabalhos construídos durante quase cinco meses de formação teórico-prática.