Ciência e Tecnologia

Atividades desenvolvidas pelo ROB9-16 atraem estudantes de 2º e 3º ciclos ao campus Taguspark

O ROB 9-16, clube de robótica e eletrónica desenvolvido por estudantes do Instituto Superior Técnico, com atividades destinadas a crianças e jovens entre os 9 e os 16 anos, realizou duas atividades durante os meses de novembro e dezembro, no campus Taguspark.

Estas atividades integradas no projeto ROB DIY foram planeadas para jovens de 2º e 3º ciclos e contaram com dezenas de participantes divididos em duas sessões: uma delas relacionada com Programação e Robótica e a seguinte com Eletrónica e Soldadura.

No dia 4 de novembro decorreu a primeira atividade, na qual os participantes tiveram a oportunidade de explorar o emocionante universo da robótica e da programação, integrando uma experiência prática que une engenharia, criatividade e lógica.

“A atividade foi sobre robótica e programação , onde os participantes têm a possibilidade de construir um robot LEGO NXT e programá-lo de forma a que o mesmo consiga percorrer um circuito autonomamente.”, explicou Miguel Sol, aluno de Engenharia Informática e de Computadores e monitor na equipa do ROB9-16.

Já na atividade realizada no dia 16 de dezembro, os participantes conseguiram desenvolver conhecimentos em eletrónica enquanto montavam uma placa de circuito impresso em forma de árvore de Natal, o que proporcionou uma oportunidade educativa e divertida para celebrar a presente época festiva enquanto exploraram  habilidades de soldadura.

A atividade começou com uma apresentação onde foram explicados alguns conceitos básicos de eletrónica. Os participantes demonstraram-se curiosos e com vontade de aprender mais sobre o tema, não deixando nenhuma questão por colocar.

A maioria dos estudantes estava a participar pela primeira vez e foram inscritos pelos pais, como é o caso de Pedro Silva, aluno de 5º ano, que apesar de ser iniciante neste tipo de atividades relacionadas com a eletrónica, estava muito atento e curioso. “Estou a gostar muito da parte de soldar os componentes, é muito divertido”, confessou.

A equipa do ROB9-16 considera que este tipo de atividades é muito importante no desenvolvimento do interesse pela ciência e tecnologia nos mais novos: “É uma forma de conhecerem outras áreas para além daquilo que aprendem na escola, e de conseguirem ganhar perspectivas de futuro, percebendo se é ou não uma área que gostam.”, refere João Gaspar, aluno de Engenharia Aeroespacial e monitor na equipa do ROB9-16.