Ciência e Tecnologia

NEEGI: a ponte entre os Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial e o mundo empresarial

Numa iniciativa conjunta entre os estudantes e o Departamento de Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, nascia, entre 2013 e 2014, o NEEGI.  Um Núcleo de Estudantes que tem como propósito colmatar as necessidades académicas, pessoais e sociais dos estudantes, com olhos postos num maior dinamismo e conexão com o mundo empresarial.

Se, em 2014, o NEEGI (Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial) era um pequeno grupo de estudantes que gatinhava para alcançar um objetivo maior, volvida quase uma década, tornou-se num núcleo com estrutura organizada, com mais de 40 membros e uma grande rede de parceiros, que promove, anualmente, eventos recreativos, profissionais e pedagógicos.

Na esfera pedagógica, o NEEGI realiza palestras, mesas redondas com profissionais de diferentes áreas e workshops sobre temáticas como Curriculum Vitae, Excel, LinkedIn e, em geral, foca-se em estratégias para preparar os estudantes para a fase pós-curso.

A nível profissional, o núcleo promove competições de caso de estudo, como TIMES e Lisbon Case Study Competition, Open Days e as Jornadas de EGI, que geralmente acontecem durante três dias, com feiras de empregos e conferências para promover o networking.

“Neste tipo de eventos, os alunos têm a oportunidade de conhecer inúmeras empresas e as possíveis saídas profissionais, para além de fazerem networking com alumni, professores e profissionais”, assegura a presidente do núcleo, Ana Liu.

O principal público-alvo do NEEGI é, sem dúvida, o conjunto de estudantes de Engenharia e Gestão Industrial. No entanto, o núcleo não abre mão de chegar a outros públicos como:  estudantes de outras áreas para garantir a partilha de ideias; e a sociedade, para fazer chegar o conhecimento científico e tecnológico a pessoas com interesse em Engenharia, em especial os alunos de secundário.

“Os alunos que estejam a terminar o ensino secundário e que estejam interessados no nosso curso são sempre bem-vindos nas nossas atividades. Estamos dispostos para esclarecer quaisquer dúvidas ou hesitações que tenham, basta entrarem em contacto connosco”, salienta Ana Liu.

As atividades do NEEGI são reconhecidas, por um lado, pelo dinamismo e impacto que causam no seio da comunidade estudantil, e por outro lado, pelo esforço e dedicação dos seus membros que sacrificam outros prazeres para, voluntariamente, se envolverem na organização e realização dos eventos para os seus colegas.

“Pessoalmente, esta responsabilidade e carga de trabalho extra permitiram-me organizar melhor os estudos, trabalhar com pessoas diferentes e contribuir para a comunidade estudantil. É uma experiência muito enriquecedora e uma oportunidade incrível de aprendizagem, de crescimento pessoal e de desenvolvimento de soft e hard skills”, garante a presidente.

Como ligar-se ao NEEGI:

Facebook – https://www.facebook.com/neegi.tecnico