Cultura e Desporto

Uma mistura de culturas marca a 9ª edição do Viver a Cultura, com Ulisses Ruedas

No dia 23 de março, Ulisses Ruedas estreou no campus Taguspark com temas de autoria própria. A atuação teve como nome “Celeuma Jeitosa” devido às músicas compostas pelo intérprete terem raízes tanto no flamenco (celeuma) como na música brasileira (jeitosa).

Durante a sessão, a plateia viu a vida de Ulisses através das suas composições. A cada música nova, o mesmo explicava o momento de vida e o que tinha em mente quando as compôs. Entre 8 peças interpretadas, umas associadas à família, outras a amores novos e amores perdidos, Ulisses explicou como nos tons e nos sons podíamos ver as duas influências culturais. 

O bailarino, compositor e multi-instrumentista, iniciou sua carreira em 2003 no Brasil, atuando como bailarino convidado e percussionista em pequenas apresentações e workshops. O flamenco influenciou-o, quando aos 10 anos, os seus pais descobrirem o estilo “e enlouqueceram, querendo fazer isso da vida”, contou Ulisses, à plateia, provocando algumas risadas. 

“Não sou um músico muito teórico, baseio-me na minha intuição”, e a mesma parece procurar ouvir algo que nunca ouviu antes: a criação do seu som específico. Assim foi, através do seu “estilo universal”, que os participantes cantaram e dançaram em conjunto,  aplaudindo com entusiasmo no final da atuação. 

Página do Intérprete: Ulisses Ruedas