Cultura e Desporto

Viver a Cultura @Técnico Tagus: Tigelafone

A 12 de dezembro, o Técnico Taguspark e Maria João Magno desafiaram todos com a atuação de Tigelafone. Os presentes no evento questionaram-se sobre o processo de criação de música.

Os espectadores puderam assistir a diferentes momentos musicais associando inúmeros sons provenientes das tigelas com a voz de Maria João Magno. A intérprete explicou que a ideia de utilizar estes instrumentos veio ao acaso, com um simples movimento de largar duas colheres numa tigela específica. Nesse instante, apercebeu-se que esse toque produzia um som com uma frequência periódica, isto é, produzia uma nota musical. E pensou: “Tenho quatro tigelas, tenho quatro notas, vou fazer música”.O desafio começou aí com a composição de músicas apenas com as notas Lá, Mi, Sol e Ré. Entretanto, já criou várias melodias utilizando as colheres e outros objetos também, como um conjunto de espetos, sinos, cordões, associando várias tigelas, etc. 

A sessão foi dividida em dois momentos, um de atuação e outro de workshop. O segundo momento adveio da ideia de que não há limites na nossa criatividade no que diz respeito à criação de música. Assim, a artista organizou a plateia em forma de orquestra dividindo os participantes em três grupos: madeiras/papéis, metais e plástico. 

Após todos terem um instrumento (que consistia num material reutilizado, desde jornais e pauzinhos, a tampas de latas e garrafas de plástico)  definiu-se um maestro e um solista (neste caso, Maria João Magno) e todos testaram os diferentes sons que um só material poderia fazer, assim como o som produzido quando todos tocavam em conjunto. A sessão encerrou com um forte aplauso.