GameDev Técnico: um núcleo para os amantes de jogos

Em 2019, um grupo de seis alunos do Técnico tiveram a brilhante ideia de criar um núcleo de estudantes que ajudasse os “developers” de jogos não profissionais a melhorarem as suas habilidades. Passados três anos, o GameDev Técnico, com mais de meia centena de membros, exibe, com orgulho, um portefólio rico, resultado de trabalho interno e parcerias externas.

Paixão pelos jogos. É o que une os 52 membros do núcleo de estudantes GameDev Técnico, que atua essencialmente na criação de jogos, desenvolvimento de ideias e criatividade de engenharia. Nessas lides, o núcleo tem facilitado a criação de sinergias entres os seus membros que são estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, nos campi Taguspark e Alameda, de forma a melhorarem as suas capacidades técnicas e práticas em desenvolvimento de jogos.

“O objetivo do GameDev Técnico é criar um ambiente que permita, a estudantes interessados no desenvolvimento de vídeo-jogos, desenvolver as suas capacidades, dar vida às suas ideias e participar em projetos e competições onde possam desenvolver o seu portfólio”, aponta André Antunes, que, no GameDev, assume a função de presidente.

Para tal, a equipa de direção do núcleo e outros membros voluntários, num esforço conjunto, promovem, durante o ano, atividades de desenvolvimento de jogos para os membros, como a participação em Game Jams, que consistem em pequenas competições, num curto espaço de tempo. Trabalham na execução de ideias internas de criação de jogos, realizados durante meses ou anos e projetos externos elaborados a pedido de entidades parceiras.

“Além do desenvolvimento de jogos temos também algumas atividades internas para a nossa comunidade. Por exemplo, as “Monthly Sessions”, que são pequenas palestras com convidados da indústria de jogos que vêm falar sobre variados temas; “Gaming Nights”, que são pequenos eventos sociais que juntam os nossos membros todas as terças à noite; e “jams” internas, que são “game jams” organizadas por nós, apenas para membros do GameDev Técnico”, descreve André Antunes.

Com criatividade e imaginação, a jornada do GameDev tem seguido uma linha sempre crescente, sendo que mensalmente fazem lançamento de novos jogos desenvolvidos em “jams”. Aliás, o núcleo já soma mais de quatro dezenas de jogos desenvolvidos, e contam com vários projetos internos em desenvolvimento: “Na comunidade académica, em geral, penso que o maior impacto é podermos inspirar os alunos a acreditarem que conseguem seguir os seus sonhos e que têm essas capacidades”, evidencia o presidente do GameDev Técnico.

Como ligar-se ao GameDev Técnico:
Facebook – @Game Dev Técnico
Instagram – @gamedevtecnico