Ciência e Tecnologia

Testes bem sucedidos: ISTSat-1 encontra-se a um passo de ser lançado para o espaço

Durante 3 semanas o CubeSat, ISTSat-1, foi sujeito a testes extremamente exigentes e saiu vitorioso. Agora, resta submeter toda a documentação necessária que garanta as condições obrigatórias para o satélite voar no final do ano, no Centro Espacial de Kourou.

Após a aprovação do funcionamento do satélite pela ESA (Agência Espacial Europeia) e a aprovação no teste de vibração (que replica as condições a bordo do lançador Ariane 6), o satélite ISTSat-1 foi aprovado nos últimos testes térmicos que simulam as condições de temperatura e vácuo a que estará sujeito em órbita.

Os ensaios térmicos foram realizados pela equipa do IST NanosatLab*, entre 13 e 24 de março, no  CubeSat Support Facility da ESA. A equipa começou por fazer uma verificação ao satélite, de modo a garantir que tudo estava a funcionar adequadamente antes de ser submetido às condições extremas da câmara (que simula as temperaturas e o ambiente em vácuo, presente em órbita). Para iniciar o processo foram adicionados sensores de temperatura ao satélite e o mesmo foi pendurado dentro da câmara para que a transferência de calor entre o satélite e a câmara ocorresse por radiação.

Na câmara térmica de vácuo realizaram-se diversos ciclos de variação térmica. Durante dois dias o satélite foi sujeito à temperatura máxima expectável em órbita, acima de 50 ºC e durante duas horas permaneceu na temperatura mínima expectável, cerca de -20 ºC. De seguida, foram realizados três ciclos frios e três ciclos quentes, para que o ISTSat-1 fosse testado nos modos de consumo mínimo e máximo, respetivamente. No processo também foram testados vários componentes do satélite a temperaturas diferentes para garantir a resistência do dispositivo a essas condições extremas. Por fim, o satélite foi retirado da câmara e submetido novamente a testes funcionais para verificar que se manteve funcional e com a configuração final e ideal para o voo.

As notícias foram boas. O ISTSat-1 está qualificado para o lançamento e não estão previstos mais testes ou desenvolvimentos, além da preparação da documentação para o Flight Acceptance Review. A equipa terá de defender o seu projeto perante um painel de engenheiros da ESA, mostrando que o satélite funciona como acordado e que não coloca em risco os outros satélites que seguirão no mesmo lançador.

O ISTSat-1 é o primeiro satélite universitário totalmente desenvolvido e fabricado em Portugal. Este projeto espacial avançado é fruto do trabalho de uma equipa do Instituto Superior Técnico, em colaboração com outros departamentos e entidades como a ESA, o IT, o INESC-ID, o IDMEC e a AMRAD.

*Os membros do IST NanosatLab presentes nos ensaios térmicos foram Letícia Araújo, Joana Sá, Manuel Santos, e João Paulo.