Trabalho desenvolvido por Luis Felipe Costa é reconhecido internacionalmente por contribuições em Educação STEM

O Instituto Superior Técnico felicita Luis Felipe Costa, antigo ex-estudante do Instituto Superior Técnico do Polo de Oeiras, pela conquista do Educational Award for Outstanding Contribution to Computational Science Education. O prémio foi atribuído pela ACM SIGHPC, um grupo de investigadores que trabalham em computação de alto desempenho da Association for Computing Machinery, no campo da Educação, no passado dia 28 de setembro, em Atlanta, EUA. Este prémio internacional reconhece o notável trabalho de Luis Felipe no ensino de ciências computacionais aplicadas à educação, com destaque para a sua Tese de Doutoramento, sob a co-orientação da professora Ana Moura Santos, intitulada “Heroine’s Learning Journey” (HLJ). A solução avançada na tese para promover a igualdade de género em disciplinas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e apoiar as raparigas que desejam enveredar por uma carreira na área, já foi aplicada com sucesso no contexto do projeto Erasmus+ FOSTWOM para a igualdade de género em STEM.
Em particular, permitiu que na edição de 2022 do curso MOOC Técnico Machine Learning, Maths & Ethics: Hands-on a partipação feminina tenha sido das mais elevadas em cursos online na área STEM (59%, quando a média raramente ultrapassa 20%), com grande atividade de jovens brasileiras de zonas remotas do Brazil. No artigo publicado sobre os resultados da aplicação do Heroine’s Learning Journey pode ler-se mais em detalhe sobre estratégias do projeto para promover a diversidade e a motivação de jovens em cursos STEM, aumentando a atratividade destes para mulheres. Este trabalho já recebeu o Selo de Boas Práticas no Ensino e na Internacionalização em 2020 e o Selo de Inovação da SBC em 2024 e continua a inspirar esforços globais para a igualdade de género no ensino.
Durante a sua colaboração com o Técnico, Luis Felipe esteve também envolvido em diversos projetos de relevância, como o programa “STEM nas Escolas”, que promove a literacia científica através de atividades práticas e interativas, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras. Dentro deste projetos estavam iniciativas como o “Oeiras Educa”, que estabelece a ponte entre o ensino formal e as ofertas educativas não-formais no Município de Oeiras, com oficinas temáticas, conversas com cientistas e atividades que aproximam, de uma forma lúdica, estudantes do ensino básico e secundário à ciência e tecnologia. Outra iniciativa deste projeto é o “Bag of STEM”, um kit experimental criado para auxiliar professores e professoras do 1.º ciclo do ensino básico a implementar atividades práticas e divertidas alinhadas com o plano curricular.
Luis Felipe também dinamizou atividades no clube de robótica ROB9-16, em que os jovens podiam aprofundar os seus conhecimentos no mundo da tecnologia através de workshops realizados durante as férias escolares.
Atualmente, Luis Felipe continua a desenvolver projetos de investigação no Laboratório do Futuro, principalmente o projeto Igualdade STEM. A sua contribuição não só reforçou o papel da educação na transformação social, mas também sublinhou o compromisso do Instituto Superior Técnico em promover a inovação e a inclusão.
Link para o anúncio do prémio: https://sighpceducation.acm.org/events/award24_announce/
Link para o projeto Erasmus+ FOSTWOM: https://fostwom.eu
Link para o MOOC (última edição): https://courses.elearning.tecnico.ulisboa.pt/courses/course-v1:MOOCs+lematecX+2024/about
Link para a tese: https://www.cos.ufrj.br/index.php/pt-BR/publicacoes-pesquisa/details/15/3082
Link para artigo na Internet Access: https://ieeexplore.ieee.org/document/10416858