Ciência e Tecnologia

6ª edição do projeto ‘Experimenta-te‘: criatividade e tecnologia unem jovens do concelho de Oeiras

Decorreu durante os passados meses de março, abril e maio, a 6ª edição do projeto ‘Experimenta-te‘. Este é um projeto promovido pela câmara de Oeiras, que tem como objetivo estimular os jovens a experimentar diferentes atividades artísticas e científico-tecnológicas, relacionadas com as mais variadas áreas: Ilustração, Fotografia, Vídeo, Música, Criação e Costura, Cozinha, Design e desenvolvimento de jogos e Build Your Robot for the Future.

Duas das atividades realizadas decorreram no Instituto Superior Técnico – Pólo de Oeiras: “Design e desenvolvimento de jogos” e “Build Your Robot for the Future”. Os participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, tiveram assim a oportunidade de, ao longo de 3 meses, aproveitar os sábados para se dedicarem à ciência.

A atividade “Design e desenvolvimento de jogos” foi desenvolvida pelo Laboratório de Jogos e permitiu aos participantes criarem um conceito para um jogo que, posteriormente, desenvolveram em grupo, ao longo do decorrer da atividade. O processo seguiu uma metodologia similar à das disciplinas de desenvolvimento de jogos, lecionadas no Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores. Inicialmente, focaram-se na definição da ideia do jogo, considerando o público-alvo, a experiência desejada e as mecânicas principais. De seguida, utilizaram o motor de jogo Unity para implementar o jogo, desenvolvendo os principais mecanismos de interação. A última fase envolveu testes para verificar os objetivos e acabamentos finais antes da apresentação. Durante todo o processo, houve discussões teóricas sobre design e desenvolvimento de jogos, que culminaram na criação de um protótipo de um jogo. “Os jovens têm muita curiosidade em saber como é que podem recriar jogos”, explica Carolina Brás, membro do Laboratório de Jogos.

Já a atividade “Build Your Robot for the Future”, desenvolvida pelo GAIPS, do INESC-ID, contou com a participação de 6 alunos, divididos em três equipas. O objetivo da atividade foi proporcionar aos participantes algum conhecimento sobre robótica, de forma a terem contacto com esta área e perceberem se é algo que gostariam de seguir no futuro. Os principais temas abordados na atividade estiveram relacionados com mecânica, eletrónica, programação e ainda algumas bases de inteligência artificial. A atividade foi dividida em 12 workshops, permitindo aos participantes a oportunidade de construir um robot, desenvolvendo capacidades de comunicação e cooperação. Ao longo das sessões, as mesmas dividiram-se entre uma introdução de conhecimentos teóricos seguida da implementação de tarefas práticas sobre os tópicos abordados. O projeto final consistiu na construção de um braço robótico capaz de reciclar resíduos domésticos. “Os participantes estão a realizar algumas tarefas autonomamente durante a semana e estão a demonstrar muito interesse e entusiasmo!”, relatou Ali Kordia, investigador do GAIPS do INESC-ID.

A apresentação final da edição 2024 do ‘Experimenta-te’ terminou com uma demonstração das atividades desenvolvidas, realizada no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, no dia 26 de maio. Num ambiente festivo e repleto de apresentações, o Técnico Oeiras marcou presença com seis stands. Quatro deles foram dedicados ao Design de Jogos, onde os grupos apresentaram os seus projetos finais, protótipos dos jogos desenvolvidos. Os outros dois stands focaram-se na robótica, programação e eletrónica, com a demonstração do braço robótico. Este separou latas e garrafas nos devidos contentores de reciclagem. Os participantes tiveram assim a oportunidade de exibir e explicar os seus projetos artísticos e científicos aos munícipes, celebrando a criatividade e a inovação.