Técnico prepara atividades para levar os desafios da engenharia às escolas de Oeiras

Projeto ‘STEM NAS ESCOLAS’ foi apresentado a 10 de novembro, no campus Taguspark do Instituto Superior Técnico, a professores e coordenadores da rede de ensino básico das escolas de Oeiras.

Ao longo dos próximos meses, a comunidade escolar do concelho de Oeiras vai tentar encontrar respostas para problemas e desafios da engenharia, recebendo investigadores do Instituto Superior Técnico nas suas escolas ou visitando o campus Taguspark do Técnico. O projeto ‘STEM NAS ESCOLAS’, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, pretende promover a literacia científica através da criatividade e trabalho de equipa, mediante a oferta de atividades ‘hands-on’. O Técnico oferece visitas ao campus Taguspark, oficinas e palestras temáticas. As atividades podem ter lugar nas instalações do Técnico, no campus Taguspark, ou nas Escolas, sempre com o objetivo de aproximar a comunidade de Oeiras à Universidade.

A sessão de apresentação do ‘STEM NAS ESCOLAS’ aconteceu a 10 de novembro, no campus Taguspark, e contou com a apresentação das atividades que o Técnico dinamiza para as escolas no âmbito do projeto ‘Oeiras Educa’, a apresentação do protótipo do projeto ‘Bag of STEM’ – um kit educacional de experiências científicas, com materiais de baixo custo, apelativas e integradas nos currículos de ensino –, e uma pequena visita à instalação de arte e ciência do projeto ‘World Pendulum Alliance’.

Oeiras Educa

Programa Oeiras Educa tem como objetivo ligar o ensino formal com a oferta educativa não-formal existente no concelho de Oeiras, criando mecanismos facilitadores para o efeito. Neste âmbito, o Técnico dinamiza diversas atividades, como Circuito em papel, Soldadura, Realidade Aumentada, Criptografia, Navio de Moedas, Videojogos e Robótica. Oferece também a oportunidade de conversas com cientistas sobre variados temas como ‘O Mundo dos 0s e 1s’ e ‘A Internet das Coisas’.

Protótipo ‘Bag of STEM’

Trata-se de um projeto de ensino experimental, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, para ser aplicado em sala de aula do ensino básico, criado por docentes e investigadores do Técnico, com a finalidade de preparar professores e professoras do 1.º ciclo para a implementação das atividades propostas. Todas as atividades foram desenhadas para serem realizadas no tempo de uma ou duas aulas de 60 minutos, abordando temas integrados no currículo da disciplina e distribuídos ao longo do ano letivo. Depois da criação do kit, o próximo passo é elaborar uma estratégia de formação de professores para a utilização e implementação em sala de aula.

“World Pendulum Alliance”

O projeto World Pendulum Alliance (WP@ELAB) é uma iniciativa de três anos aprovada para financiamento no âmbito do Erasmus+ – KA2 Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas – Capacitação no Campo do Ensino Superior da Comissão Europeia. O projeto é coordenado por Horácio Fernandes, professor do Instituto Superior Técnico, encontra-se no campus Taguspark e apresenta a integração artística ao pêndulo. A arte ‘a expressão gráfica do tempo’ foi desenvolvida por Fernanda Victorello, artística e designer, e está estampada perto do jardim interior, ao lado da biblioteca, proporcionando, além de conhecimento, uma sinergia entre a arte e a ciência.

Fotogaleria.