Quando o Autismo chega à Universidade

No passado dia 10 de maio, o Núcleo de Apoio ao Estudante do campus Taguspark dinamizou um workshop conduzido por Pedro Rodrigues (Psicólogo Clínico no PIN), destinado a Profissionais e Alunos do Ensino Superior da ULisboa. O principal objetivo deste evento consistiu em dotar e atualizar os participantes com informação sobre as características comportamentais da Perturbação do Espectro do Autismo, assim como para o impacto destas nas diferentes áreas da vida do estudante do Ensino Superior.

As Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) afetam significativamente o modo como a criança/adolescente percebe o mundo à sua volta, se comporta, brinca, comunica e se relaciona com os outros, tendo um impacto negativo na sua vida pessoal, familiar, escolar e social. Este impacto pode ser particularmente importante em momentos de transição como a chegada à universidade e, depois, o momento de saída para integrar o mercado de trabalho.