O voluntariado constitui um instrumento privilegiado no desenvolvimento integral dos estudantes e no reforço da responsabilidade social académica. Através do envolvimento em atividades de voluntariado, os/as estudantes têm a oportunidade de adquirir e consolidar competências como a empatia, o sentido ético, o trabalho em equipa e a cidadania ativa que complementam a formação científica e técnica. Paralelamente, o voluntariado contribui para a aproximação entre a academia e a comunidade, promovendo a transferência de conhecimento, a coesão social e a resposta a necessidades sociais emergentes.

É neste âmbito, que o Apoio ao Estudante tem vindo a estabelecer parcerias com instituições da comunidade envolvente, com o objetivo de criar oportunidades estruturadas de voluntariado que promovam a participação ativa dos/as estudantes, reforcem a sua integração académica e pessoal e contribuam para o desenvolvimento social e comunitário.

Uma das Instituições parceiras é a CROAMO (Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras).Esta Instituição precisa de voluntários/as que assegurem as atividades essenciais ao bem-estar dos animais (passeios com cães e socialização com os animais), que participem em ações de sensibilização em escolas e em eventos promovidos pela Unidade de Bem Estar Animal da CMO e que desenvolvam ferramentas informáticas que apoiem a gestão diária deste Centro.

Se gostas de animais e queres contribuir para o seu bem-estar. Inscreve-te aqui.

Se por outro lado preferes ter uma experiência em voluntariado internacional em projetos europeus totalmente financiados pela Comissão Europeia, não percas a sessão de esclarecimento promovida pela Associação Juvenil ProAtlântico, que irá decorrer no Campus Oeiras, no dia 26 de fevereiro, às 12h00. Para participares na sessão, só tens de preencher este formulário

Se estiveres interessado em exercer atividades de voluntariado no Técnico consulta aqui quais os serviços disponíveis e quais as atividades que podes realizar.