Worten premeia estudantes do Técnico pela quarta vez
Grupo de quatro estudantes do Técnico premiado com proposta para encontrar soluções para o layout de um novo centro de distribuição da Worten.
No passado dia 15 de novembro, decorreu a quarta edição do Prémio de Mérito Worten em Gestão de Armazéns e Materiais, no Polo de Oeiras do Instituto Superior Técnico. O evento teve lugar no novo Laboratório de Logística, inaugurado em maio deste ano, fruto da parceria entre a Escola e a Worten.
O grupo composto pelos estudantes Dino Mujanovic, Francisco Simões, Guillermo Orive e Vincent Häbich foram os grandes vencedores do prémio, no valor de 1850 euros. O projeto que apresentaram foi um dos três melhores classificados, que foram convidados para uma apresentação final, que envolveu um total de 12 estudantes, alguns dos quais inseridos no programa Erasmus. Os vencedores agradeceram à Worten, referindo que “é sempre bom trabalhar com ‘real life companies’”. “Adoraremos ouvir o feedback da Worten, caso implementem o nosso modelo”, destacaram.
Durante cerca de sete semanas, todos os grupos de estudantes que concorreram ao Prémio tiveram acesso a um conjunto de dados e informações, bem como a um briefing inicial, e tinham a missão dei encontrar soluções para o layout do novo centro de distribuição que considerasse as tarefas não produtivas e pudesse melhorar a jornada diária dos trabalhadores da empresa. Os estudantes puderam abordar desafios identificados pela Worten, como o tempo e distância despendidos em movimentações pelos trabalhadores entre várias áreas do armazém – por exemplo entre a zona onde desenvolvem o seu trabalho e a cantina.
Rogério Colaço, presidente do Técnico, destacou a internacionalização dos estudantes e agradeceu a colaboração que possibilitou a construção do laboratório. Hugo Alexandre, engenheiro responsável pela Supply Chain Management da Worten, referiu que o laboratório “faz mesmo lembrar a Worten”, evidenciando a proximidade entre as duas entidades.
Em representação da Worten, a alumna de Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, Leonor Bento, parabenizou os estudantes. “Espero que tenham aprendido bastante com este desafio e que vos tenha posto à prova”, destacou.
Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, sublinhou a importância da parceria com a Worten, deixando explícita a vontade em que esta cresça no futuro.
Susana Relvas, professora responsável pela unidade curricular de Gestão de Armazéns e Materiais, elogiou o empenho dos estudantes e considerou o desafio “muito positivo”. O prémio contou também com um donativo ao Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) para a melhoria da qualidade de ensino no âmbito da unidade curricular de Gestão de Armazéns e Materiais, no valor de 1250 euros.