Campus e Comunidade

Bolsa Martim Lancastre atribuída a mais cinco estudantes do Técnico

Na sua quarta edição a Bolsa Martim Lancastre conta com cinco estudantes apoiados, a frequentar os cursos de Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Mecânica.

A cerimónia de entrega e renovação da Bolsa de Estudo Martim Lancastre para o ano letivo 2024/2025 decorreu na tarde do dia 11 de novembro, no Museu de Civil, do campus Alameda do Instituto Superior Técnico. A José Contreras Lopes, Carolina Cardoso, Lara Pereira e Bruno Borges, estudantes de Engenharia Mecânica que viram as suas bolsas renovadas, juntou-se Afonso Rocha que, a frequentar o 1.º ano da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, foi o  novo contemplado.

A quarta edição da Bolsa Martim Lancastre coincide com o 4.º ano de José Contreras Lopes, o primeiro estudante a beneficiar da mesma e que aproveitou o momento para elogiar “o facto de haver cada vez mais caras de ambos os lados, tanto do lado dos bolseiros como do lado dos mecenas”. Esta homenagem a Martim Lancastre – que sonhava estudar Engenharia Mecânica ou Engenharia e Gestão Industrial no Técnico – permitiu a Bruno Borges integrar o FSTLisboa e estar agora a “trabalhar no [desenvolvimento do] FT14” e a Lara Pereira focar-se no que “quer mesmo seguir o que foi muito refrescante”. Carolina Cardoso garantiu que, apesar de “ainda não saber a área do mestrado” quer “continuar”. Recém chegado ao Técnico, Afonso Rocha afirma estar “a ser uma boa experiência” e a aprender que “o trabalho em equipa compensa sempre”.

Presentes na assinatura dos contratos de bolsa, além dos estudantes distinguidos e dos mecenas, estiveram Francisco Melo, Vice-Presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, Ana Póvoa, presidente do Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) e Luís Reis, coordenador da licenciatura de Engenharia Mecânica.

Francisco Melo agradeceu “por estas bolsas que permitem aos estudantes do Técnico prosseguirem os estudos sem preocupações e lhes dá a oportunidade de irem mais além e quem sabe um dia contribuírem”. Ana Póvoa deixou um apelo aos estudantes: “sejam bons engenheiros para serem um bom exemplo”. E acrescentou um pedido: “vão para fora mas voltem e façam crescer este vosso país”. Luís Reis, presente na cerimónia em anos anteriores, afirmou que “tornar a memória viva é sempre importante e que o Técnico só tem de agradecer esta ação de valor inestimável”. “É algo que estão a construir”, concluiu, dirigindo-se aos mecenas.

O programa de Bolsas de Estudo Martim Lancastre teve a sua 1ª edição em 2021/2022 e visa apoiar a formação de estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial, de reconhecido mérito académico e com carências financeiras, através de bolsas anuais no montante de 3700 euros.

Mais informações sobre as condições de elegibilidade para a Bolsa de Estudo Martim Lancastre. Este programa de bolsas integra um conjunto de bolsas de estudo promovidas pelo Instituto Superior Técnico.

Fotogaleria