Polo de Oeiras comemora 24 Anos de Inovação no 1º Encontro de Alumni

No passado dia 6 de novembro, o Polo de Oeiras celebrou o seu 24º aniversário com uma programação especial, reunindo dezenas de convidados entre antigos estudantes, professores, investigadores, parceiros e trabalhadores. A comemoração incluiu o primeiro Encontro de Alumni do campus, um marco que reavivou memórias com partilha de experiências num ambiente descontraído de networking, fortalecendo os laços entre o Técnico Oeiras e sua crescente comunidade Alumni.
A celebração teve início com um welcome-cocktail, onde Sofia Cabeleira, responsável pela comunidade Alumni do Técnico, deu as boas-vindas aos convidados. A Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico para a Gestão do Polo de Oeiras, Professora Joana Mendonça, foi a anfitriã da primeira apresentação sobre “O Polo de Oeiras no centro da Inovação e do Empreendedorismo”, destacando a importância do campus como impulsionador de novas ideias e tecnologias. “Ao som destas estrelas, vamos perspetivar o futuro e pensar o que visionamos para o nosso campus”, comentou Joana Mendonça, incentivando o público a refletir sobre o impacto da inovação promovida pelo Técnico Oeiras. Em seguida, o Professor Pedro Amaral, Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, destacou a influência do campus no empreendedorismo e na formação de profissionais que são referência no mercado.
A programação avançou com um debate sobre “O papel do Técnico como catalisador para novas ideias” moderado pelo Professor José Epifânio da Franca. Entre os participantes contamos com a presença do Engº Rui Jorge Santos, Alumnus e Co-Founder da BEYOND FUELS, Dr. Diogo Santos, Partner at Iberis e Engª Maria Vilar, Alumna ,e fundadora da Immersiv Studios que partilhou a sua experiência: “Não é só a capacidade de resiliência e de trabalho que aprendemos no Técnico, mas a confiança de que somos capazes de fazer acontecer. Essa mentalidade de engenheiro, de descobrir, procurar e alcançar resultados, é o que nos impulsiona.”, afirmou Maria Vilar. Os participantes enfatizaram o impacto do Técnico na construção de profissionais preparados para desafios complexos e competitivos.
Para encerrar a noite, os convidados reuniram-se para celebrar os 24 anos do Polo de Oeiras, com o corte do bolo e brinde, contando com a presença do Presidente do Instituto Superior Técnico, Professor Rogério Colaço, que salientou a trajetória do Campus. “São 24 anos de uma grande aventura. Daqui saíram muitos estudantes que estão a trabalhar em inovação e que fundaram empresas como a Talkdesk, um dos nossos unicórnios. Este ano saiu daqui o primeiro satélite totalmente concebido, projetado e construído por estudantes, em Portugal. É um orgulho estarmos aqui a comemorar.” O Alumnus Engº Manuel Severiano também destacou a importância das experiências vividas no Técnico: “A memória que permeia esse espaço é uma memória de oportunidades. Uma das coisas mais importantes era o sentido de comunidade.”
Viva o Polo de Oeiras e seus 24 anos de excelência e inovação.