Técnico Oeiras dá as boas-vindas a mais de 200 novos estudantes na Semana de Acolhimento

O Instituto Superior Técnico do Polo de Oeiras deu início à famosa Semana de Acolhimento, recebendo mais de 200 novos estudantes  que ingressaram na 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso. Ao longo dos quatro dias, centenas de estudantes nacionais e internacionais foram integrados na instituição prontos para iniciarem o seu ano académico.

A semana começou com uma formação dedicada a 40 mentores do Programa Mentorado 2024/2025. Durante essa formação, foram realizadas várias dinâmicas interativas, como o Speed Dating e o Desenho sem fio, permitindo que os mentores se conhecessem melhor e trocassem experiências. Estas atividades reforçaram as competências de comunicação, trabalho em equipa e liderança, essenciais para o papel de mentor, que é ajudar os novos estudantes durante o seu primeiro ano no Técnico.

Durante a Semana de Acolhimento, os estudantes foram acompanhados por mentores — colegas dos seus cursos que se voluntariaram para apresentar os espaços e serviços. Madalena Martins, estudante de LETI e atual mentora, destacou a importância deste apoio: “O meu mentor ajudou-me imenso no ano passado. Acho que é importante mostrar aos estudantes que o Técnico não é nada de outro mundo e faz-se bem”.

As atividades incluíram visitas aos laboratórios, salas de aula, anfiteatros e biblioteca. No átrio central do Polo de Oeiras, diversos núcleos estudantis montaram bancas informativas, permitindo aos novos estudantes conhecerem os diferentes grupos e clubes do Técnico. “A Semana de Acolhimento é bastante interessante, bastante dinâmica. Há várias bancas com os núcleos”, comentou André, um dos novos estudantes.

Um dos pontos altos foi o workshop sobre Cyberbullying, dinamizado pela Polícia de Segurança Pública de Oeiras no âmbito do projeto Escola Segura. A sessão visou sensibilizar os estudantes para os riscos e consequências do cyberbullying no ambiente digital e universitário, abordando formas de prevenção e atuação.

“Já fiz a tour, visitei os laboratórios, as salas, etc.”, partilhou a estudante Rita. Diogo, também recém-chegado, mostrou-se entusiasmado: “Estou a gostar muito do espaço do Polo de Oeiras. Acho muito bonito com os jardins dentro do edifício”.

A semana terminou na sexta-feira, 6 de setembro, com a sessão oficial de boas-vindas, em que estiveram presentes membros da Direção e Conselho Pedagógico. O Presidente do Instituto Superior Técnico,  Professor Rogério Colaço, dirigiu-se aos estudantes: “Queria dar as boas-vindas a todos os estudantes que entram no nosso campus do Técnico, aqui em Oeiras. É um orgulho receber-vos. Vocês são, como sabem, os melhores estudantes do país. Vão entrar numa escola que vos vai dar um conjunto de ferramentas importantíssimas para as vossas vidas profissionais”.

Após a sessão, os estudantes foram brindados com uma atuação da Tuna Mista (TMIST) e participaram em atividades ao ar livre e num churrasco organizado pela Associação dos Estudantes (AEIST), promovendo assim o convívio e a integração. Frederico, um dos novos estudantes, resumiu o sentimento geral: “Estou a gostar muito da Semana de Acolhimento. Estou ansioso por começar as aulas”.

Com esta iniciativa, o Técnico Oeiras reforça o seu compromisso em proporcionar não só uma educação de ciência e tecnologia de excelência, mas também um ambiente acolhedor e estimulante para toda a sua comunidade académica. A Semana de Acolhimento continua a ser um passo importante para ajudar a guiar os novos estudantes ao longo do ano letivo que agora se inicia.