Estudantes do Técnico reconhecidos com Prémio de Mérito Hitachi

Afonso Pinto e Sidnei Ferreira, estudantes de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, venceram o Prémio de Mérito atribuído pela Hitachi em Análise e Integração de Dados 2023/2024.

No dia 22 de abril decorreu a 2ª Edição da Cerimónia de Entrega do Prémio Mérito Hitachi em Análise e Integração de Dados 2023/2024, no Técnico Oeiras. O evento destacou o trabalho excecional dos estudantes no âmbito da Unidade Curricular e reforçou a parceria entre o Técnico e a empresa multinacional Hitachi.

O prémio, no valor de 1.600 euros, foi concedido ao grupo de estudantes Afonso Pinto e Sidnei Teixeira, que se destacaram pelo seu desempenho notável na unidade curricular de Análise de Dados. Adicionalmente, foi entregue um donativo no valor de 1.070 euros ao Departamento de Engenharia Informática (DEI), que visa melhorar a qualidade do ensino da respetiva unidade curricular.

Nas primeiras intervenções, a professora Joana Mendonça, Vice-Presidente para o Técnico Oeiras, destacou a importância de manter e fortalecer as relações com as empresas, enquanto Duarte Teixeira, diretor de Engenharia da Hitachi Vantara e alumni do Técnico, agradeceu pela oportunidade de contribuir para a instituição que moldou o seu caminho profissional. “O prémio tem como objetivo apoiar o ensino, elevar a aprendizagem e promover a qualidade da formação dos estudantes”, apontou. Duarte Teixeira acrescentou ainda que “acima de tudo (os estudantes devem) considerar este reconhecimento não só como um prémio de mérito, no que se refere à componente financeira, mas como uma forma muito direta de enriquecerem o seu currículo e terem uma experiência de destaque”.

Os estudantes premiados, Afonso Pinto e Sidnei Teixeira, reconheceram o valor do prémio e o incentivo  da empresa multinacional. Ambos destacaram a motivação extra que o prémio proporcionou durante a unidade curricular “desde a licenciatura que gostei bastante da cadeira de Base de Dados, e este projeto de Análise e Integração de Dados veio reforçar a minha ideia”, salientou Afonso Pinto.

O professor Diogo Ferreira, responsável pela unidade curricular de Análise e Integração de Dados, destacou a importância desta iniciativa na formação dos estudantes e a proximidade com a Hitachi, que desenvolveu o softwarePentaho, utilizado no projeto. ”Este software é desenvolvido pela empresa Hitachi, uma multinacional com centro de desenvolvimento em Portugal, em particular aqui no Taguspark. A relação de proximidade e a criação deste prémio, foi a principal motivação para muitos estudantes se aplicarem na disciplina”.

A cerimónia de entrega do Prémio Mérito Hitachi em Análise e Integração de Dados reforçou não apenas a excelência do talento académico no Técnico, mas também a relação entre a Escola e o setor empresarial, impulsionando o desenvolvimento e a inovação no campo de estudo da análise de dados.