Campus e Comunidade

Global Game Jam 2024: Desenvolver jogos e conhecer a indústria

Nos passados dias 26, 27 e 28 de janeiro, decorreu mais uma edição da Global Game Jam no Técnico, organizada pelo Laboratório de Jogos, no campus do Taguspark.

A Global Game Jam é uma iniciativa global que desafia participantes de todo o mundo a desenvolver um jogo em 48 horas com base num tema revelado no início.

A adesão por parte dos participantes superou as expectativas, e o evento envolveu 28 estudantes das mais diversas áreas, como engenharia informática, artes e cibersegurança, o que evidenciou um dos grandes objetivos da iniciativa: permitir desenvolver conhecimentos que não exigem qualquer tipo de experiência.

O tema desta edição, “Make Me Laugh”, permitiu estimular a criatividade dos participantes, que apresentaram várias perspectivas e abordagens diferentes. “Esta edição foi marcada pelo tema. Costuma ser sempre algo muito vago, e achei que este tema foi mais restrito e mais desafiante para um game designer, pois nunca sabemos ao certo as emoções que irão ser despertadas no jogador.”, explica Carolina Brás, coordenadora do Laboratório de Jogos do IST.

Para além de proporcionar aos participantes uma experiência prática no desenvolvimento de jogos, a iniciativa permitiu que os participantes pudessem interagir com profissionais da indústria, incluindo membros do núcleo do GameDev Técnico, professores e game developers de empresas. 

Muitos dos participantes estavam a participar pela primeira vez, como é o caso do João, licenciado em Engenharia Informática e de Computadores, cujo objetivo passava por ganhar alguma experiência em desenvolver jogos: “Espero aprender coisas novas e ganhar portefólio (…) Gostava de fazer carreira em jogos por isso estou a tentar desenvolver algumas skills nesta área”.

Esta edição permitiu, assim, desenvolver e estimular a criatividade, proporcionando simultaneamente oportunidades de networking com a indústria de jogos. O evento foi patrocinado pela Funcom, e contou ainda com a divulgação de estágios de forma a potenciar possíveis interessados a aventurarem-se no mundo empresarial ligado aos jogos.