Ciência e Tecnologia

IST NanosatLab recebe visita da Altice Portugal

Na passada terça-feira, dia 12 de setembro, o IST NanosatLab recebeu a visita da Altice Portugal, um convite feito pelo Professor Rogério Colaço, Presidente do IST.

No dia 1 de outubro, o Instituto Superior Técnico, através do IST NanosatLab, vai iniciar o projeto de concepção de um novo satélite, com a Altice Portugal e com a Universidade de Luxemburgo.  Como tal, o Presidente do IST convidou a Altice Portugal  para uma visita às instalações do campus Taguspark, em particular ao laboratório do IST NanosatLab. A visita contou com a presença do Dr. Fernando Marta, Chefe de Gabinete da CEO da Altice Portugal, com o Engenheiro Alcino Lavrador, Diretor da Altice Labs, com o Professor Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico para as Relações Empresariais e Operações, com o Professor Rogério Colaço, Presidente do IST e com o Professor Rui Rocha, responsável pelo laboratório e quem conduziu a visita.

“Bem-vindos ao IST NanosatLab que é um laboratório criado há 2 anos que congrega várias esforços na área do espaço que se encontravam espalhados desde há alguns anos, não só por departamentos, nomeadamente o Departamento de Engenharia Mecânica e o Departamento de Engenharia Eletrotécnica, mas também em alguns institutos de investigação como o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-ID), Instituto de Telecomunicações (IT), Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) e  Instituto de Sistemas e Robótica (IRS). A ideia foi, de alguma forma, juntar estas sinergias e criar aquilo que pudesse ser uma referência universitária nacional em termos de Engenharia de nano satélites.” O Professor Rui Rocha iniciou a visita com estas breves palavras proferidas na apresentação do laboratório.

Os objetivos estratégicos do IST NanosatLab foram previamente definidos: como criar uma marca, aquela que vai definir as valências que estão associadas à referência nacional, a nível da academia, envolver as pessoas interessadas e por fim criar uma massa crítica. “Estes objetivos vêm na sequência da experiência adquirida na construção do 1º satélite, ISTsat-1, que irá para o espaço no 1º trimestre de 2024.” evidenciou o professor.

Após a apresentação do laboratório, os presentes puderam assistir à passagem de um satélite numa órbita, em tempo real, através de um software para previsão e seguimento de satélites.

A visita serviu o propósito de estreitar ligações entre os parceiros do projeto e alargar o âmbito desta interação entre as duas entidades.