ROB 9-16: 3 dias de Programação para Iniciantes

campus do Técnico do Taguspark promoveu mais uma edição da Semana Maker do Rob 9-16, que decorreu de 27 a 29 de dezembro. Durante esses três dias, estudantes do 3º ciclo entraram no mundo dos computadores através da programação, aprendendo os seus fundamentos.

O curso começou, inevitavelmente pela teoria, aprendendo sobre variáveis, instruções de controlo, matrizes e vetores, funções, estruturas e ficheiros. Dada a teoria, os alunos puderam colocar em prática os ensinamentos, iniciando-se o primeiro desafio: a construção de um tabuleiro para o Jogo do Galo. Para uns, o exercício foi a primeira vitória, para outros foi o primeiro confronto pois a programação revelou ser mais difícil do que esperavam.

Rodrigo, que está no 8º ano, confessou que ao chegar a casa tentou fazer as partes que o deixaram com dúvidas, de modo a entender o porquê de se fazerem de determinada forma. “Vou pesquisar e tento outra vez”, explicou. Embora nunca tivesse programado antes, após o curso, ficou com vontade de continuar e saber mais.

Muitos vieram para esclarecer dúvidas, Patrícia veio “para poder decidir a área” que escolher, já que, no próximo ano, irá para o Secundário. Ciências Tecnológicas parece ser a área de escolha predominante. A dúvida permanece no curso que escolherão daqui a alguns anos. “Vou para Ciências definitivamente, depois logo se vê”, confessa Rodrigo a sorrir.

Alguns estudantes já conheciam outras linguagens de programação, como o Python, mas para muitos este foi o primeiro contacto que tiveram.“Antes não sabia como era a programação. Sabia que existia, mas não sabia como funcionava”, ressalvou António, de 14 anos. “Acho sempre importante saber alguma coisa, porque no futuro pode ser útil, nunca se sabe. Até porque o futuro vai ser mais tecnológico, por isso temos de saber as bases”, complementou Patrícia.

As Semanas Maker do ROB9-16 são oportunidades importantes que marcam o futuro académico dos seus participantes, estas permitem ensinar a qualquer um, de uma forma dinâmica, os fundamentos teóricos e colocar as aprendizagens em prática, esclarecendo dúvidas que surjam.