SET – Semana Empresarial e Tecnológica 2024: Partilhar experiências e know-how

Entre 26 e 29 de fevereiro, o átrio central do campus Taguspark do Instituto Superior Técnico foi palco de mais uma edição da SET – Semana Empresarial e Tecnológica. Este evento é organizado por estudantes de todos os cursos do campus, cujo objetivo é ajudar os estudantes a conhecer melhor as oportunidades para o seu futuro profissional, e simultaneamente, permitir às empresas divulgar as suas atividades e ofertas.

A organização preparou diversas atividades que promoveram troca de conhecimentos, desde speed interviews, onde os participantes tiveram oportunidade de se apresentar a um conjunto de empresas que lhes deram feedback e dicas sobre como melhorar um pitch, passando por palestras, em que os estudantes puderam ouvir e questionar profissionais experientes em diferentes áreas a abordar vários temas relacionados com a atualidade, ou até workshops que permitiram um contacto mais direto entre a comunidade estudantil e as empresas.

A panóplia de temas abordados nos workshops e palestras foram bastante diversificados, a fim de ir ao encontro do interesse dos estudantes dos vários cursos presentes no campus.

Várias foram as empresas que estiveram presentes ao longo de 4 dias de evento, ligadas a setores diversificados, como finanças, tecnologia, telecomunicações, retalho e consultoria. Esta edição contou com 58 empresas e 18 oradores, proporcionando interações valiosas com o mundo profissional.

As empresas aproveitaram a oportunidade não só para se aproximar dos estudantes mas também para partilhar as visões e valores que orientam as suas operações. Expressaram ainda a importância deste tipo de eventos para “promover a marca e partilhar oportunidades de vagas e estágios que temos em aberto”, explicou Núria Rodrigo, membro da equipa de Recursos Humanos da Avanade.

No que toca à perspetiva dos estudantes, passaram pelo evento participantes de todos os cursos e com diferentes objetivos. “A minha abordagem ao mundo empresarial é ainda muito introdutória, então pretendo começar o contacto com as empresas e ficar a saber mais sobre estágios de verão”, explicou Maria Luís, aluna de 1º ano Engenharia e Gestão Industrial.

A organização destacou como um dos pontos fortes do evento o interesse e proatividade dos estudantes que estiveram presentes ao longo da semana. Manuel Candeias, membro da coordenação da SET, salientou ainda o sucesso das speed interviews, “têm sido bastante enriquecedoras, permitindo aos estudantes sair com feedback muito construtivo por parte dos empregadores, para prepará-los para as próximas situações de recrutamento e entrevistas”. Adicionalmente, as palestras constituíram também momentos de muito dinamismo, terminando com sessões de discussão e perguntas entre oradores e participantes,“o que tem criado bastante valor para os intervenientes”, acrescentou.

Fotogaleria