8ª edição das Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial: “Potenciar e elevar o nível do evento para os estudantes”

As Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial (NEEGI), e patrocinadas pelo Oeiras Valley da Câmara Municipal de Oeiras, decorreram entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no Técnico – campus Taguspark. Esta é uma iniciativa integrada nas Técnico Career Weeks, que tem como objetivo aproximar estudantes e empresas.

O evento iniciou-se com a atuação da Tuna Mista do Instituto Superior Técnico do campus Taguspark (TMIST), e de seguida a professora Joana Mendonça, Vice-presidente para o Campus Taguspark,, abriu a sessão com algumas palavras: “A importância destas jornadas consiste sobretudo no papel dos estudantes e dos núcleos. É importante dinamizar o campus especialmente trazendo eventos que vão ao encontro daquilo que os estudantes de facto valorizam.”

A professora Tânia Varela, coordenadora do curso de Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, teve também a oportunidade de deixar uma mensagem, onde realçou o papel destes eventos, não só para o campus, mas também para os estudantes, para as empresas e para a própria organização. Após os discursos, Constança Primor, presidente do NEEGI, deu assim início ao evento com o corte da fita de abertura.

Ao longo dos 3 dias do evento estiveram presentes cerca de 30 empresas, mais de 10 núcleos de estudantes do Técnico e variadas ONGs de voluntariado. Esta edição contou com workshops, palestras, case studies, speed interviews, divulgação de programas de recrutamento e networking. O evento dividiu-se em três temáticas: Learn, Do e Connect, “À semelhança do que já tinha acontecido numa outra edição das Jornadas, decidimos dividir os dias do evento nestas temáticas para permitir aos estudantes experimentar diferentes tipos de workshops, uns mais focados na aprendizagem teórica, outros com a aplicação de conhecimentos e por último outros mais orientados para o desenvolvimento de soft skills e empreendedorismo.”, revelou Constança Primor.

“Esta feira de emprego pretende apresentar-se como uma oportunidade não só de estabelecer networking com as empresas e entregar currículos, mas sobretudo para permitir aos participantes que cresçam enquanto pessoas. O Técnico dá-nos muitas hard skills que nós valorizamos mas as soft skills desenvolvem-se nestes ambientes, a falar com núcleos, associações de voluntariado e empresas.”, acrescentou Afonso Santos, vice-presidente do NEEGI.

Simultaneamente, o evento permitiu que os participantes fossem ainda mais motivados a participar nas atividades através de um sistema de carimbos que lhes permitia receber prémios diários. Os estudantes demonstraram-se interessados ao longo de todo o evento, e especialmente com uma forte presença nas sessões de networking e contacto com as empresas. “É ótimo ter este tipo de oportunidades para podermos fazer as perguntas que em contexto de entrevista acabamos por não ter tanto à vontade. É também muito importante para estender a rede de LinkedIn com contactos relevantes das equipas de recrutamento.”, explicou a Mariana, aluna de 5º ano de Engenharia e Gestão Industrial.

Relativamente ao balanço por parte das empresas, o mesmo foi bastante positivo, com destaque sobretudo para a adesão de “participantes muito interessados e com o perfil ideal”. Madalena Periquito, HR Development Trainee na ANA, Aeroportos de Portugal evidenciou ainda a importância para os empregadores deste tipo de iniciativas: “Para nós é ótimo participar nestes eventos para conseguirmos perceber o que é que os estudantes estão à procura neste momento e o que é que lhes interessa num futuro emprego. Desta forma, ao ouvir os estudantes, facilita-nos perceber como devemos adequar as nossas ofertas a este público alvo.”

A cerimónia de encerramento envolveu elementos do NEEGI, do Conselho de Gestão do Técnico, das empresas participantes, de vários departamentos do campus e de estudantes de Engenharia e Gestão Industrial. O evento terminou com um cocktail no topo do Martim Moniz, aberto a estudantes e alumni de EGI.