Técnico celebra Dia da Responsabilidade Social junto da comunidade sénior

O campus Taguspark recebeu, a 31 de maio, Universidades Seniores  para mostrar a importância da inclusão da população sénior e procurar responder à questão: “Aprendemos até quando?”.

No dia 31 de maio, o Instituto Superior Técnico recebeu mais de 90 convidados de várias Universidades Seniores, no campus Taguspark, em Oeiras. Após três edições, o Dia da Responsabilidade Social volta a causar impacto na comunidade do Técnico, desta vez com a questão “Aprendemos até quando?” .

Das 14h às 16h decorreu uma sessão de apresentações, no átrio central, onde as universidades convidadas puderam mostrar algumas atividades que praticam, nomeadamente: jograis, dança, literatura, música e canto. Entre os convidados, estiveram presentes a Universidade Nova Atena (Universidade Sénior de Linda-a-Velha), a Universidade Sénior de Oeiras, a Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas (USCQAL) e a Universidade Sénior de Almada (USALMA). Vanda Pinto, representante do Instituto São João de Deus, deu a conhecer um pouco mais sobre o projeto “Razões de Sobra”, que visa proporcionar aos cuidadores de pessoas com demência pequenos intervalos na prestação de cuidados.

“É uma atividade gira e diferente”, partilhou Leonor, estudante do 1.º ano de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, enquanto assistia a uma atuação de Cavaquinhos da Universidade de Almada. “Nunca vi outras faculdades realizar este género de iniciativas, como convidar Universidades Seniores. Mostra que conseguimos aprender sempre!”. Tanto Leonor como as suas colegas, ficaram inspiradas e desejam manter-se tão ativas quanto os presentes.

Na última atuação do dia, o público pôde juntar-se à Universidade NOVA ATENA para dançar uma coreografia em conjunto. Com várias gerações diferentes envolvidas, a sessão de apresentações terminou em risos, entusiasmo e algum cansaço pela energia investida.

A tarde incentivou o diálogo e a apreciação por estas instituições e pela mentalidade dos que as frequentam. “Eu já tenho 89 anos e ainda ando aqui neste barulho!”, contou Estela, da Universidade Sénior de Almada. “Foi muito bonito, gostei muito. Podem convidar-nos mais vezes!”.

Por fim, os convidados puderam usufruir de um lanche enquanto aprendiam mais sobre inteligência artificial e robótica com Ali Kordia, investigador no Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas (GAIPS), do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID). “Estamos sempre a aprender! Quem diria que tudo ia acontecer no meu tempo. Quanto não vale a ciência! Obrigada!”, lia-se num dos quadros em que os participantes puderam deixar a sua opinião do evento.