Viver a Cultura: Coro de Castanholas atua no campus Taguspark

O Coro de Castanholas visitou o campus do Taguspark, dia 12 de outubro, lembrando a importância de viver a cultura e ensinando a história das castanholas espanholas.

O Projeto “Viver a Cultura” é um trabalho iniciado pela Professora Ana Moura que, mensalmente, traz ao Instituto Superior Técnico, no campus Taguspark, uma atuação que pretende relembrar a todos os estudantes e à restante comunidade que nunca é tarde para comemorar a cultura e a arte.

É nesta conjuntura que se insere a atuação da Escola de Flamenco. O Coro de Castanholas tocou castanholas ao som de várias músicas como a  Serenade Nº 13 de Allegro de Mozart, a Valsa das Flores da obra musical “Quebra-nozes” de Tchaikovsky, entre outras.

Entre momentos musicais, foi contada a história das castanholas espanholas que, ao contrário de outros países, se mantiveram em constante evolução, até alcançar a sua forma ideal para o acompanhamento dos bailarinos que as tocam. Um dos fenómenos peculiares que Alejandra Gutkin, a narradora durante a atuação, partilhou foi o ajuste que foi feito nas castanholas relativamente ao dedo polegar. Esta adaptação permitiu que, mais tarde, fosse desenvolvido um toque diferente e característico, chamado carretilha.

Por fim, após ensinarem a plateia a distinguir os agudos e graves e nomear algumas notas, as intérpretes distribuíram várias castanholas aos participantes. Estes, ao ter castanholas nas mãos, foram capazes de, ao fim de alguns minutos, acompanhar a pauta fornecida e tocar as diferentes notas ensinadas posteriormente.