Verão Científico do Rob9-16 leva jovens estudantes a explorar o mundo da ciência e tecnologia
O Rob9-16, um clube de robótica e eletrónica dinamizado por estudantes do Técnico de Oeiras, proporcionou um conjunto de workshops pensados para jovens dos 9 aos 16 anos durante as férias de verão. Através de várias edições do “Verão Científico”, os participantes puderam experienciar, através de atividades práticas e interativas, o mundo da ciência e tecnologia.
Verão Científico do 2º Ciclo do Ensino Básico
Entre os dias 24 e 28 de junho, sete estudantes do 2º ciclo participaram no Verão Científico organizado pelo projeto Rob9-16. Esta semana foi repleta de atividades desafiadoras e educativas, iniciando a semana com um Peddy Paper, “O Assalto ao Taguspark”. Nesta atividade, os jovens cientistas ajudaram um professor a recuperar componentes tecnológicos, explorando assim o campus do Técnico Polo de Oeiras através de códigos e pistas.
Ao longo desta semana, os jovens exploraram várias áreas tecnológicas, como a modelação e impressão 3D, passando por atividades com Arduino, o lançamento de foguetes, soldadura e a introdução à inteligência artificial. No último dia, fizeram a atividade Egg Drop, onde criaram estruturas de proteção para ovos lançados do segundo piso.
Miguel Carvalho, um estudante do 6º ano, comentou: “Esta semana fiz várias atividades como o Pisca-Pisca com Arduino e o Peddy Paper. Os monitores deixam-nos expressar e falar sobre as coisas. Gosto muito de tecnologia”.
Verão Científico do 3º Ciclo do Ensino Básico
De 15 a 19 de julho, foi a vez dos estudantes do 3º ciclo do ensino básico viverem o Verão Científico, com um total de 16 participantes. As atividades incluíram a criação de websites, programação com Arduino, construção de robôs BOT’N ROLL e a famosa atividade Egg Drop.
Margarida Pinto, do 7º ano, disse: “Acho uma boa iniciativa para pessoas da minha idade saberem o que querem seguir. Para aprender mais sobre informática e engenharia.” Vasco Ferreira, também do 7º ano, gostou de “aprender a programar e a mexer nos computadores e robôs. Esta semana ensina-nos algo que podemos usar no futuro.” Tiago Barata, do 8º ano, destacou a experiência como “uma boa oportunidade para fazer novos amigos”.
Verão Científico “Smart City”
Entre 22 e 26 de julho, 17 estudantes dos 2º e 3º ciclos participaram na edição “Smart City”. Durante esta semana, os jovens cientistas desenvolveram uma cidade inteligente, aprendendo conceitos básicos e avançados de programação, soldadura e impressão 3D. Os participantes projetaram casas com o recurso à modelação em 3D, montaram circuitos para carros e programaram os seus movimentos, criando uma cidade inteligente e funcional.
Teresa Monteiro, do 4º ano, expressou o seu entusiasmo: “Já aprendi a programar e a fazer modelação 3D. Este ATL é muito divertido para aprender.” Tiago Prada, do 7º ano, detalhou: “Fizemos modelação 3D de umas casas e de uma estação de serviço. Também montámos um circuito para os carros que vão passar pela cidade.”
O Verão Científico do Rob9-16 demonstrou ser uma experiência enriquecedora e inspiradora para futuros cientistas, proporcionando-lhes conhecimentos práticos e teóricos em diversas áreas da ciência e tecnologia. Estas iniciativas, não só despertam o interesse dos jovens pela engenharia, informática e robótica, como também oferece uma visão prática das possibilidades futuras nas áreas tecnológicas.