Campus e Comunidade

MOJO promove criatividade no desenvolvimento de jogos

Decorreu no passado dia 3 de junho, mais uma edição da Montra de Jogos (MOJO) organizada pelo Laboratório de Jogos do Técnico. Esta 17ª edição contou com 13 projetos de estudantes da unidade curricular de Metodologia e Desenvolvimento de Jogos (MDJ), integrada no Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC), e permitiu aos participantes expor os seus jogos a outros estudantes, professores e profissionais da indústria de jogos.

Entre os participantes, Duarte, estudante de MEIC partilhou a sua experiência: “O nosso grupo está a apresentar o jogo que desenvolvemos ao longo do trimestre, já tivemos alguns estudantes a experimentá-lo e o feedback tem estado a ser positivo e de acordo com o esperado. O jogo é intuitivo, mas quando percebemos que os participantes estão com mais dificuldades em avançar, intervimos e auxiliamos.”

Para além dos projetos integrados na disciplina de Metodologia e Desenvolvimento de Jogos, a MOJO contou também com a exibição de jogos desenvolvidos no âmbito de teses de mestrado, projetos do GameDev Técnico e de investigadores do GAIPS do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID). Diogo Mendonça, coordenador do GameDev Técnico, reforçou a importância do evento para a melhoria dos projetos do núcleo: “O nosso objetivo com a presença na MOJO é mostrar os jogos que desenvolvemos, testá-los e obter feedback por parte dos participantes”. 

Nesta edição estiveram ainda presentes membros da Miniclip, Funcom e da Associação de Produtores de Videojogos Portugueses (APVP), permitindo aos participantes criar uma ponte com o meio empresarial, através da partilha de ideias. Tiago Santana, coordenador geral do Laboratório de Jogos e estudante de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC), destacou a importância do evento para o seu futuro: “O contacto com membros das empresas permite desenvolver networking e contactos valiosos que podem abrir portas ao futuro.”

Relativamente ao valor educativo e prático do evento, o professor Rui Prada, responsável pela unidade curricular de MDJ, destacou ainda: “É uma experiência muito boa pois permite que os estudantes retirem informação de quem está a jogar, percebam o que funciona e como podem melhorar o projeto. Além disso, é uma forma de enriquecer a experiência não só dos estudantes, mas também da comunidade do campus que tem interesse nestas áreas.” 

A Montra de Jogos continua a promover o valor dos jogos, destacando a importância do seu desenvolvimento tanto para os estudantes como para a comunidade, fortalecendo a ligação entre o Técnico e a indústria de jogos.

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