Viver a Cultura @Técnico Tagus : conversa ao piano com João Dias Ferreira

No passado dia 15 de junho, o Técnico – campus do Taguspark encheu-se com as notas musicais que saíram do piano de João Dias Ferreira. Foi a edição de junho do novo projeto do Técnico “Viver a Cultura @ Técnico Tagus”.

João contou-nos como, aos seis anos, iniciou a sua incursão pelo mundo das teclas do piano. Influenciado pelo seu pai, engenheiro e também músico amador, ainda chegou a ingressar num curso superior de Engenharia Eletrotécnica e Computadores. Cedo se apercebeu que teria de fazer uma escolha e resolveu dedicar-se em exclusivo à aprendizagem do piano, na opção jazz. Ingressou, em 2010, na Escola de Música Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal e representou a escola no concurso nacional de escolas de Jazz na Festa do Jazz do Teatro S. Luís.

Quatros anos depois, foi admitido na Licenciatura de Música, variante de jazz, na Escola Superior de Música de Lisboa.  Passou por palcos como a Casa da Música, Teatro São Luiz, Teatro da Trindade e inúmeros festivais nacionais e internacionais.

“Não é possível fugir ao que nos move, à nossa paixão, que para mim, é o piano” afirma João.

Apesar de reconhecer que não é fácil conciliar o ensino musical e a prática artística, vai lidando com as dificuldades e instabilidade que se vão afigurando no seu caminho com a ajuda da paixão que o move. A criação musical faz com que consiga superar as dificuldades que encontra nesta profissão de músico.

Durante todo o concerto, na tarde de 15 de junho, mostrou a sua versatilidade e simpatia, tocando arranjos clássicos e originais seus.

O projeto “Viver a Cultura @Técnico Tagus”, coordenado pela professora Ana Moura Santos (Departamento de Matemática, DMIST), pretende trazer, periodicamente, um momento musical ao campus. Aberto à comunidade académica e à sociedade em geral, este projeto tem como objetivo maior cruzar as artes e a ciência.