IST Taguspark comemora o Dia Internacional das Raparigas nas TIC

Na data em que o mundo celebra o Dia Internacional das Raparigas nas TIC, 28 de abril, o IST campus Taguspark promoveu um conjunto de atividades com vista ao empoderamento e incentivo à participação das raparigas e jovens mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics).
Cerca das 9h, o campus Taguspark deu as boas-vindas ao evento de celebração do Dia Internacional das Raparigas nas TIC. No átrio central, três mulheres protagonizaram o painel “Estratégias para Raparigas nas Áreas de STEM”. O objetivo foi refletir e apresentar iniciativas que possam quebrar o desequilíbrio marcado pela tímida presença feminina no STEM. Uma dessas iniciativas é, sem dúvida, o “Girls Stem” apresentado pela Professora Helena Galhardas, Vice-presidente para o campus Taguspark. O projeto  visa capacitar rapazes e raparigas, particularmente os que estão no ensino secundário, a conhecer e experimentar as diferentes atividades de STEM no Técnico.
“Este programa desmistifica o que algumas raparigas e rapazes terão quando são mais novos de que as áreas das ciências, engenharia e matemática são coisas muito complicadas, e não são. Em particular, o mundo feminino tem aquela sensação de que não é capaz de fazer, mas claro que vai ser capaz de fazer e até se vão interessar e ter curiosidade”, garante a professora.
Na mesma linha, a Professora Ana Moura Santos deu a conhecer a Jornada da Heroína Aprendiz, uma narrativa educativa com o foco no feminino onde as heroínas são incitadas a superar desafios e que “ consiste em aprender conteúdos ditos difíceis, como a aprendizagem automática, a inteligência artificial e mostrar  que a jornada é suportada por muitas figuras femininas, o que será mais fácil para as raparigas se identificarem”.
Para atrair raparigas para a ciência, Joana Lobo Antunes, Coordenadora  da Área de Comunicação, Imagem e Marketing do Técnico, defendeu que é importante que haja exemplos e que se “aproveitam de todas as oportunidades para mostrar que há mulheres nestas carreiras e usar modelos como exemplo para outras pessoas seguirem”.
Marie Curie, Ada Lovelace e Katherine Johnson são alguns exemplos de mulheres que, através das ciências, deixaram um grande legado para a humanidade, legado esse que  motivou os artistas Rodrigo Romeno e Fernanda Victorello a homenageá-las na exposição ELÁS BRUXAS, inaugurada no campus Taguspark, precisamente no âmbito da celebração do 28 abril.
A exposição que junta arte, ciência e tecnologia, vai estar patente até 11 de maio, prestando tributo às mulheres que, com o seu percurso de vida, quebraram entraves e deixaram importantes contributos nas mais variadas áreas, até então, com forte supremacia masculina.
Os primeiros visitantes da exposição foram 60 alunos, raparigas e rapazes, do ensino básico da International Sharing School, no Taguspark. Além de apreciarem a arte, os visitantes mirins participaram em dinâmicas com robôs, soldadura com arduino,  torres de esparguete e atividades de representações sociais de género em STEM.
No Laboratório de Robótica, Mariana Sanches, tal como os colegas, deixou-se fascinar com a experiência de interagir com robôs. Para a aluna de 4º ano, que sonha em ser cientista quando crescer e construir robôs, estar a participar nesta atividade é parte da realização de um sonho:  “Eu quero ser inventora para criar coisas novas, novos robôs, que ajudem o planeta a desenvolver mais rapidamente de forma a acabar com a poluição global”, diz com toda a convicção.
Enquanto isso, no átrio central, a colega Maitê Nocite diverte-se a construir  “torres de esparguete”. Com mãos firmes e ajuda dos colegas, as massas vão ganhando forma: “quando crescer quero ser uma arquiteta e no nosso grupo decidimos fazer uma bonita casa de massa”.
A sessão da tarde iniciou com a palestra “O Mundo Mágico da Tecnologia não possui atalho”, apresentado pelo César Brod, Diretor do LINUX Professional Institute (LPI). O público foi constituído por alunos dos 11º e 12º anos da Escola Amor de Deus, que, posteriormente, tiveram a oportunidade de participar nos workshops e visitar a exposição de arte.
O encerramento da celebração do Dia Internacional das Raparigas nas TIC ficou a cargo da Tuna Mista do IST (TMIST), que, numa mescla de folia musical e ritmos, entre os quais vozes femininas e masculinas, animaram a plateia e reforçaram a mensagem do dia: que, seja nas artes ou nas STEM, há sempre espaço para raparigas e rapazes.