Campus e Comunidade

N3E participa, pela quinta vez consecutiva, no Festival Nacional de Robótica

O N3E – Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica do Instituto Superior Técnico participou, no passado dia 30 de abril, no Festival Nacional de Robótica que este ano decorreu na Universidade de Coimbra.

É a quinta vez consecutiva que o N3E participa neste Festival. Este ano, a participação incidiu nas competições Robot@Factory e Condução Autónoma e os resultados foram muito bons!

Aqui fica um resumo da participação:

“No passado dia 30 de abril o grupo de Robótica do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica do Instituto Superior Técnico (N3E) participou, pela quinta vez consecutiva, no Festival Nacional de Robótica, que este ano decorreu na Universidade de Coimbra. Percorridos cerca de 220 km até Coimbra, estava na altura de mostrar, mais uma vez, o que valem as nossas equipas do N3E Robotics – grupo de robótica do N3E – no Festival Nacional de Robótica. Nesta edição, as nossas equipas estavam concentradas em duas competições, a Condução Autónoma e o Robot@Factory. Depois dos excelentes resultados alcançados na edição passada, as expectativas deste ano estavam elevadas e ia ser trabalhoso manter os feitos anteriores.

A equipa N3E Forklift participou na competição Robot@Factory, cuja finalidade era recriar um problema inspirado nos desafios que um robô autónomo tem de enfrentar durante a sua utilização numa fábrica, constituída por um armazém de aprovisionamento, um armazém de produto final e oito máquinas de processamento. A tarefa dos robôs consistia em transportar o material entre armazéns e máquinas, devendo, para isto, apresentar capacidades que incluíssem recolher, descarregar e transportar usando o caminho mais rápido. Esta participação valeu um honrado 3º lugar!

Já a equipa N3E Xuning participou na categoria de Condução Autónoma, a qual consistia no desenvolvimento de um robot móvel e autónomo que tinha como objetivo percorrer um percurso ao longo de uma pista fechada seguindo as regras de trânsito e fazendo o processamento e análise das imagens recolhidas. A equipa está atualmente a adaptar o trabalho desenvolvido nos anos anteriores como projeto para a dissertação de final de curso, pelo que esta participação permitiu simular e testar todo o trabalho desenvolvido até então.

As longas noites de trabalho, poucas horas de sono e os quilómetros percorridos não são motivos suficientes para impedir o grupo de alunos do Instituto Superior Técnico de alcançar os seus objetivos e a prova disso são os bons resultados que obtiveram e a vontade e paixão por aquilo que fazem!”

Ana Marta Borges, Presidente do N3E