2017/06/01

Palestra: Segurança da Internet, DNS e DNSSEC

Na próxima 5ª feira, dia 1 de junho, a partir das 9:30h, vai decorrer no A3 uma palestra sobre Segurança da Internet, DNS e DNSSEC, no âmbito da cadeira de GSR da LETI.

A oradora, Eng. Sara Monteiro, da Associação DNS.PT, tem um Mestrado em Engenharia Informática, na Área de Especialização em Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores na Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa. Desde 2006 integra a Direção de Infraestruturas e Sistemas da Associação DNS.PT, desenvolvendo projetos, fornecendo apoio técnico, sendo a responsável pela implementação e disseminação e ministrando ações de formação e sensibilização, no âmbito das extensões de segurança ao DNS (DNSSEC). O DNS.PT, é responsável pela gestão, registo e manutenção de domínios sob o TLD (Top Level Domain) .pt, domínio de topo correspondente a Portugal.

 

Aqui fica uma breve descrição do que irá ser abordado na palestra:

A sessão tem como principal objetivo sensibilizar para a segurança da Internet e dar a conhecer a tecnologia designada por DNSSEC (Domain Name System Security Extensions). Em resposta às vulnerabilidades de segurança do DNS (Domain Name System), serviço essencial para o atual funcionamento da Internet, surgiram as extensões de segurança ao DNS: o DNSSEC. O DNSSEC é um padrão internacional de extensões de segurança que adiciona à tecnologia DNS mecanismos para validação da origem e integridade dos dados, garantindo assim um sistema de resolução de nomes mais seguro e reduzindo o risco de manipulação da informação. O .pt disponibiliza DNSSEC desde 2010 e continua a apostar em divulgar e apoiar a comunidade Internet no sentido de conseguir conferir segurança ao maior número possível de domínios sob .pt. Ao implementar-se DNSSEC nos domínios, incrementa-se a segurança no acesso às páginas de Internet, protegendo assim os utilizadores online e as entidades responsáveis pelas páginas.

 

Esta palestra é aberta a todos os alunos.